Quarto Grupamento de Bombeiros

          "Quarto Grupamento de Bombeiros"

O 4º Grupamento de Bombeiros (GB) - atual é o resultado da fusão em 2002 do antigo 2º Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) com parte do antigo 4º Grupamento de Incêndio (Gl), duas unidades brilhantes que se destacaram nas últimas décadas pela bravura e qualidades de seus homens no serviço de salvamento e de combate a incêndios. 

Atualmente é composto por dois Subgrupamentos de Bombeiros: o 1º Subgrupamento de Bombeiros, com sede junto ao PB Lapa, e o 2º Subgrupamento de Bombeiros, com sede junto ao PB Santo Amaro, berço da Unidade.

Por várias vezes a história do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, confunde-se devido às diversas reestruturações envolvendo mudanças de áreas geográficas de operação em razão da criação de novas unidades e postos operacionias impostas pelas necessidades geradas pelo constante progresso da região metropolitana (Grande São Paulo).

Para se entender a história do 4º GB é necessário ter conhecimento da história individual de cada Unidade que deu origem a configuração atual, devida à complexidade e distinção dos serviços que cada uma era especializada e a importância na atual conjuntura enfrentada diurturnamente, desde 2002, nas Zonas Sul e Oeste da cidade de São Paulo.   

ORIGENS: O 4º GRUPAMENTO DE lNCÊNDIO  

A origem do 4º Grupamento de Incêndio, remonta ao início da década de 50. Naquela época a região sul da cidade de São Paulo era muito desabitada e fazia divisa com o distrito de Santo Amaro, que começava a apresentar uma tendência bastante explícita para o progresso. As vias de acesso para o bairro de Santo Amaro começavam a apresentar sinais de saturação, devido ao aumento de fluxos de veículos, tornando-se comuns os congestionamentos. Muitas indústrias começaram a se instalar no bairro, aumentando a demanda de atendimento a ocorrências de incêndio.

Havia certa dificuldade para prestar atendimento a este importante e próspero bairro, pois o Posto de Bombeiros que o atendia situava-se na Praça Clóvis Bevilácqua, no centro da cidade de São Paulo. Devido ao constante crescimento do bairro de Santo Amaro e consequente aumento da demanda de serviços emergenciais de bombeiros, aliados ao aumento das dificuldades das guarnições da Praça Clóvis Bevilácqua em alcaçarem o bairro devido ao trânsito de veículos cada dia mais intenso, surge a necessidade de criar uma unidade de bombeiros para o atendimento as emergências locais, quando em 20 de agosto de 1954, foi inaugurado o Destacamento de Bombeiros de Santo Amaro, sendo esse dia considerado a data remota de criação do 4º GB, conforme publicação no BOL G PM nº 148/1988.

Este Destacamento respondia pelos atendimentos a ocorrências da Zona Sul da cidade. Com o efetivo de 40 homens, que trabalhavam 24 horas por dia, o Destacamento era equipado com duas viaturas, sendo uma tipo Auto-Bomba e outra tipo Auto-Transporte, aparelhadas com equipamentos de combate a incêndio, os mais modernos da época, sob o Comando do 1º Tenente Bruno Éboli Belo.

Em 1965 o Corpo de Bombeiros encontrava-se distribuído em 1º e 2º GIB (Grupamento Incorporado de Bombeiros), com sedes nas Ruas Barão de Piracicaba, 126 e São Bento, 15, respectivamente. O 2º GIB compreendia as 3ª e 5ª Cia de Incêndio e 6ª Cia de Salvamento, que correspondia aos Postos da Vila Prudente, do Cambuci, de Santo Amaro, de Pinheiros e de Congonhas.

Após a fusão da Força Pública com a Guarda Civil, ocorrida em abril de 1970, a nova Corporação passa a denominar-se Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros, que conservou seu nome primitivo e sofreu nova reestruturação interna. Entre muitas alterações ocorridas no Corpo de Bombeiros, quando o PB Aeroporto passou a denominar-se 5ª Cia de Incêndio e o PB Santo Amaro, 7ª Cia de Incêndio.

Na publicação do Boletim Geral nº 10/75, a 7º Companhia de Incêndio passou a denominar-se 4º Grupamento de Incêndio (4º Gl), com sua sede transferida para a Avenida Domingos de Morais, nº 2.329. Era constituída a primeira unidade operacional do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, instalada dentro da nova organização ditada pela Lei nº 616, de 17 de dezembro de 1974.

O 4º Gl contava, nessa configuração à época, com quatro postos de bombeiros: o Destacamento de Bombeiros de Santo Amaro, a Seção de Combate a Incêndio da Vila Mariana e a de Pinheiros e a 5ª Cia de Incêndio - Congonhas.

Nessa época o 4º GI era referência em Técnicas e Táticas de Combate a Incêndios e Salvamento em instalações aeroportuárias, desenvovlvendo doutrinas e treinamentos para os bombeiros de aeroportos a nível nacional.

No decorrer de sua história o 4º GI passou a estudar profundamnete as técnicas e táticas de combate a incêndios, principalmente em decorrência dos grandes incêndios que marcaram São Paulo, especialmente os dos Edifícios Andraus em 1972, o do Joelma em 1974 e do Grande Avenida em 1981, quando na década de 1990, começou a desenvolver Estágios de Combate a Incêndios em Locais Confinados, tornando-se referência nessa especialidade do Corpo de Bombeiros.

O Posto de Bombeiros de Santo Amaro - 1954

No início da década de 50 o então Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Augusto Ferreira Machado, preocupado com a situação, resolve tomar providências para que o bairro de Santo Amaro possa sediar um Destacamento de Bombeiros.

O Coronel Augusto, juntamente com o Subprefeito de Santo Amaro, Sr. Scalamandré Sobrinho, apoiados pelo então Prefeito de São Paulo em exercício, Cel Porfirio da Paz, implementaram uma série de estudos para a instalação de um Destacamento de bombeiros no bairro, a fim de dar mais rapidez no combate a incêndios na zona sul. Esses estudos mostravam as imensas dificuldades no atendimento das ocorrências realizadas na época pelas guarnições instaladas na Praça Clóvis Belilácqua, que serviu como argumentação básica para a justificação da criação do primeiro Posto destacado de Bombeiros da Zona Sul.

No ano de 1954, a cidade de São Paulo comemorava 400 anos de sua fundação e recebia como presente o tão almejado Destacamento de Bombeiros, em 17 de agosto o Comandante Geral da Força Pública do Estado de São Paulo, através de ato publicado no Boletim Geral (Bol G PM) nº 182/1954, autoriza a instalação do Posto de Bombeiros, no bairro de Santo Amaro.

Diante desta necessidade, é instalado em 19 de agosto, de acordo com o Bol G PM nº 199/1954, e em 20 de agosto de 1954 é inaugurado o Destacamento de Bombeiros de Santo Amaro, sediado à Avenida Adolfo Pinheiros, nº 707, junto à estação de bondes, quando passou a atender a população santa-amarense.

Em 02 de julho de 1971, o Posto da Avenida Adolfo Pinheiros, que então abrigava a 7º Companhia de Incêndio foi transferido para a Rua Henri Dunant, nº 116, em um prédio modemo e construído com a finalidade de sediar um quartel de bombeiros.

Atualmente o Posto de Bombeiros de Santo Amaro é sede do 2º SGB do 4º GB.

O Posto de Bombeiros de Pinheiros - 1956

O Posto de Pinheiros, em 10 de março de 1956, conforme publicação em Boletim Geral Nº 75, de 05/04/1956, na Rua do Sumidouro, nº 520, num barracão no interior das instalações da SABESP, com um efetivo inicial de 11 bombeiros militares. Com o passar do tempo pela falta de manutenção adequada e com instalações muito precárias. Em 1976 fechou-se e o efetivo do Posto de Pinheiros foi transferido para a sede da Unidade, na Vila Mariana, devido às péssimas condições das instalações.

Dessa forma, por iniciativa de um grupo de empresários do bairro de Pinheiros e da “Sociedade Amigos de Pinheiros”, levados pela comoção após o incêndio no supermercado Pão de Açúcar da Praça Panamericana, foi criada a “Aprobom” – Associação Pró-Construção do Corpo de Bombeiros da Região Sudoeste de São Paulo. Essa entidade civil, que tinha como um dos conselheiros o então Major PM Joel Avoletta, Comandante do 4º GI, visava arrecadar fundos junto às empresas para fins de conclusão das obras que abrigariam o Posto Pinheiros, até então paralisadas. Finalmente, com a ajuda da população, em 08 de dezembro de 1977, foi reinaugurado o Posto de Bombeiros Pinheiros, no mesmo terreno cedido pela SABESP, denominado 3ª Subseção de Combate à Incêndios do 4º GI.

O Posto de Bombeiros da Vila Mariana - 1975

Em 20 de setembro de 1975 foi criada a Seção de Combate a Incêndio da Vila Mariana, instalada junto à sede do 4º Gl, em  prédio pertencente à Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como reflexo dos grandes e nefastos incêndios que ensejaram considerávéis investimentos no Corpo de Bombeiros é inaugurado a Seção de Combate a Incêndio de Vila Mariana (Seção de Combate a Incêndio era a denominação dada antigamente ao Posto de Bombeiros), este também atualmente pertencente ao 1º GB.

O casarão histórico, antiga sede administartiva do 4º GI e da antiga Caixa Benificente da Guarda Civil de São Paulo, incorporada à da Polícia Militar, atualmente é sede do Centro de Memórias do Corpo de Bombeiros.

Os Palácios dos Bandeirantes e o Nove de Julho – início dos anos 1970

No início dos anos 1970, o Secretário de Segurança Pública preocupado com a ocorrência de atos terroristas, incorporam através da Polícia Militar, o serviço de bombeiros no Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo do Estado) e Palácio Nove de Julho (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Nessa época colocou-se uma viatura de combate a incêndio equipada e guarnecida que permanecia 24 horas de prontidão no Palácio dos Bandeirantes para atendimento inclusive as circunvizinhanças. Com a adequação de instalações, em 01 de janeiro de 1992 passou a atender somente à sede do Governo Paulista. Devido a uma reforma o local onde permanecia a viatura e o efetivo foi desativado e demolido, quando foi construída a atual instalação do PBI Palácio dos Bandeirantes e inaugurada em 25 de março de 2010, e este serviço atualmente está sob responsabilidade da Casa Militar.

Na Assémbléia Legislativa permanecia uma pequena guarnição, sem viatura, também de prontidão 24 horas por dia, para atendimento de eventuais ocorrências dentro da Assembleia Legislativa, este serviço hoje está sob responsabilidade do 1º GB.

O Posto de Bombeiros do Aeroporto de Congonhas - 1951

O Posto de Bombeiros do Aeroporto de Congonhas, foi inicialmente instalado em 08 de dezembro de 1951, com um efetivo de 14 bombeiros militares, de acordo com o publicado em Boletim Geral nº 09 de 11/01/1952, sendo o precursor do serviço de combate a incêndios aeroportuários no Brasil. Com o passar dos anos passou por várias designações até que em 15 de dezembro de 1975 era denominado 5ª Companhia de Incêndio. A partir desta data passou a denominar-se 5º Grupamento de Incêndio (5º Gl), inicialmente instalado no porão do casarão da Av. Domingos de Morais. Em 29 de novembro de 1979, a sede do 5º Gl é transferida para o município de Guarulhos. Assim, o Posto Aeroporto passou a pertencer ao 4º Gl, tendo suas novas instalações construídas dentro do Aeroporto de Congonhas, e inaugurado em 1º de janeiro de 1984. O 4º Gl então contava com cinco postos. Atualmente este Posto está sob administração da INFRAERO.

O Posto de Bombeiros do Jabaquara - 1979

Em 20 de abril de 1979, o então Prefeito de São Paulo, Dr. Olavo Setúbal inaugurou o Posto de Bombeiros Jabaquara, projetado e construído especialmente para os serviços de bombeiros, situado na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira nº 3305. O 4º GI organizou uma grande solenidade onde se fizeram presents, além do Exmo. Sr. Prefeito Dr. Olavo Setúbal e do Comandante da Unidade, o Major M Avoletta, o Comandante da PMESP.o Cel EB Arnaldo Bastos de Carvalho Braga, Comandante do CB Cel Pm Nilton de Almeida Puppo e outras autoridades civis e militares. Atualmente pertencente ao 1º GB

O Posto de Bombeiros do Guarapiranga - 1984

Em 08 de fevereiro de 1984 é inaugurado o Posto de Bombeiros do Guarapiranga, situado na Avenida Presidente Robert Kennedy, atual Avenida Atlântica, 3686, a fim de atuar em combate a incêndios e na prevenção e salvamento aquático na Represa de Guarapiranga. E foi acomodado neste Posto, o Serviço de Socorro e Salvamento de Naufragos, do 2º GBS, o qual funcionava numa sede alugada quase em frente ao atual PB, desde o início dos anos de 1970.

O Posto de Bombeiros da Vila Olimpia - 1999

Em Dezembro de 1999, inicia-se a construção do Posto de Bombeiros de Vila Olimpia, o local escolhido foi umterreno na Rua Helion Povoa, 120, na Vila Olimpia, que durante sua construção, foi inaugurada a Avenida Hélio Pelegrino, sendo que aquela ficou como fundo do Posto e a saída principal na Avenida recém inaugurada, o que constituiu um excelentre corredor, ligando o Parque do Ibarapuera, a Avenida Santo Amaro e a Avenida Faria Lima. Em 08 de Dezembro de 2000, foi inaugurado pelo então Prefeito Celso Pitta, passando a atender aquela região.

O 2º GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO – ASAS DE ÍCARO  

Antes da década de 1950, o Corpo de Bombeiros, que tradicionalmente tinha sua atividade principal voltada para a extinção de incêndio, acabava também desempenhando outros serviços típicos de atividade de salvamento, como resgate de vítimas em poço, soterramento, afogamento, captura de animais raivosos etc, o que lhe causava embaraços para atendimento dessas ocorrências, considerando a falta de equipamentos específicos e de treinamento de seus homens.

Diante dessas dificuldades, o então Maj Armínio de Melo Gaia Filho selecionou um grupo de homens dinâmicos que se dedicavam com afinco ao serviço, formando um núcleo com a denominação de Seção de Salvamento.

Nessa ocasião foi adquirida uma viatura com um barco de madeira, alavanca, pás, picaretas, cordas, garatéia, etc, e com esse minguado material, a guarnição composta de cinco homens em cada tumo, em regime de 24 por 24 horas de serviço, realizava atendimento a toda a população da Capital, da melhor maneira possível, sendo que nas épocas das chuvas, as jornadas de trabalho estendiam-se por vários dias ininterruptos.

Com a criação do Agrupamento Auxiliar de Salvação, foram adquiridos melhores equipamentos e incrementada a instrução física e profissional do pessoal selecionado, além da instalação de um Posto de Salvação no Bairro de Santo Amaro, para atender a região, realizando, inclusive, prevenção nas represas daquela localidade.

Em 1957, o Agrupamento Auxiliar de Salvação passou a denominar-se Companhia de Salvação. Em 1969, sob o comando do então 1º Ten Hélio Barbosa Caldas, foram implantados:

•       sistema padrão de salvamento, com guarnições compostas de cinco homens, com capacidade para atender qualquer tipo de ocorrência, tanto na água, como em terra e em altura;

•       padronização dos equipamentos das viaturas e do emprego operacional das guarnições;

•       oito cursos técnico-profissionais para os homens de salvamento;

•       padronização dos alojamentos para guarnição;

•       aquisição de material e equipamentos modemos e sofisticados;

•       criação de Postos de Salvamento na Vila Esperança e São Miguel.

Além disso, foram abertas vagas para Sargentos e Cabos de Salvamento e implementação de preparo físico.

Em 10 de fevereiro de 1973, através do Boletim Interno nº 266/73, foi criada a 8º Companhia de Salvamento, com efetivo, viaturas, equipamentos e materiais oriundos da 4º Companhia de Salvamento, cujo primeiro Comandante foi o Capitão José Carnecina Martins, quando foi desenvolvido os primeiros Estágios de Salvamento em Alturas (ESA), a fim de padronizar as atividades de Salvamento em Alturas, nascendo aí a mística do Ìcaro Bombeiro, presente no brasão da Unidade.

Com advento da Lei nº 616, de 17 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a Organização Básica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a 8º Companhia de Salvamento foi transformada em Unidade, recebendo a denominação de 2º Grupamento de Busca e Salvamento (2º GBS).

Em 1º de janeiro de 1992, através da NI Nº CCB-008/131/91, de 12 de dezembro de 1991, o Corpo de Bombeiros implantou uma reestruturação organizacional, que ficou conhecida por “departamentalização”, o 2º GBS passou a denominar-se 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB).

Em 1996, de acordo com o Decreto Estadual nº 29.911, publicado no Boletim Geral nº 88, de 08 de maio de 1996, o 12º GB voltou a denominar-se 2º GBS e a designação de 12º GB passou a uma nova unidade do Corpo de Bombeiros criada em Bauru.

No final de 1999, já com a “departamentalização” assentada no Corpo de Bombeiros, as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros, designadas de “Grupamento de Bombeiros — GB”, passaram a atuar cada qual no atendimento de qualquer tipo de ocorrência, deixando, então, de existir a divisão anterior de Unidades de Busca e Salvamento e Unidades de Combate a Incêndio — GBS e GI.

Posteriormente, no final do ano de 1999, o 2º Grupamento de Busca e Salvamento, passou a denominar-se 18º Grupamento de Bombeiros (18º GB), através de publicação do Decreto Estadual Nº 44.447 de 24 de novembro de 1999 e do Bol G PM Nº 249, de 31 de dezembro de 1999, até quando houve foi promovida a fusão com o 4º Grupamento de Incêndio, em 2002, passando a ser denominado 4º Grupamento de Bombeiros, como será visto a frente.

O Posto de Bombeiros do Campo Belo - 1974

O 2º GBS foi inaugurado juntamente com este Posto, em 17 de Dezembro de 1974, na Rua Rafael lório nº 160, bairro do Campo Belo, junto às instalações do CPA/M-2, e possuía postos nos bairros de Campo Belo, Pirituba, Jabaquara e Santo Amaro, até 26 de junho de 1991, quando mudou-se para a nova sede junto ao PB Butantã, passando então à jurisdição do 4º GI, e desde 2002 pertence ao 1º GB.

Nestas instalações iniciaram-se os primeiros Estágios de Salvamento em Alturas, sendo considerado o “Berço do Salvamento em Altura”, embrião do atual Curso de Salvamento em Alturas do Corpo de Bombeiros. 

O Posto de Bombeiros da Lapa - 1957

O Posto de Bombeiros da Lapa foi inicialmente instalado em 1957, na Rua Guiacurus, onde hoje funciona a Estação Ciência, como 2ª Seção de Combate à Incêndio, do 1º SGI, do 2º GIB, atual 2º GB. Em 21 de Abril de 1960, foi oficialmente inaugurado o Posto na Rua Martin Tenòrio, 130, em um sobrado naquele local. Em 1978, foi construído no fundo do terreno, a atual edificação dos alojamentos e refeitório. Posteriormente, por intermédio do Plano de Expansão da prefeitura Municipal de São Paulo, o antigo sobrado foi demolido e construído no local o prédio atual, inaugurado oficialmente em 1984, pelo então Governador Franco Montoro. Em 1991, em virtude de uma reestruturação do Corpo de Bombeiros, passou a ser subordinado ao 2º Grupamento de Busca e Salvamento.

Atualmente é sede do 1º SGB do 4º GB.

O Posto de Bombeiros do Butantã - 1991

Em 1º de janeiro de 1992, através da NI Nº CCB-008/131/91, de 12 de dezembro de 1991, o Corpo de Bombeiros implantou uma reestruturação organizacional, ocasião que a sede da Unidade foi transferida da Rua Rafael lório para a Rua Azem Abdala Azem, 800, no bairro do Butantã, ocupando o Posto inaugurado em 26 de junho de 1991, em prédio inaugurado pela então Prefeita Luiza Erundina, sendo que a época os Postos de Bombeiros do Butantã, do Guarapiranga, da Lapa, de Pinheiros e do Palácio dos Bandeirantes, passaram a sua jurisdição.

O Posto de Bombeiros do Capão Redondo - 2001

Dentro da politica de expansão dos Serviços de Atendimento à Emergências do Corpo de Bombeiros, e em meados da década de 1990, após estudos tomou forma a criação do Posto de Bombeiros do Capão Redondo, e em 07 de maio de 2001, em caráter precário, com suas instalações prediais inacabadas, iniciou-se as atividades de bombeiros com um Auto Bomba e uma Unidade de Resgate, Em 02 de julho de 2002, foi inaugurado oficialmente o Posto de Bombeiros, pertencente ao então 2º GBS.  

2002 -  O ATUAL 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Com a nova reestruturação do Corpo de Bombeiros (Decreto Estadual nº 46.515/02), o antigo 4º Gl, localizado na Av. Domingos de Morais, no bairro da Vila Mariana, incorporou-se ao antgo 2º GBS, então 18º GB, e passou a ocupar a sede do Butantã (Rua Azem Abdalla Azem, nº 800) e foi denominado de 4º Grupamento de Bombeiros (4º GB). O antigo 4º Gl foi desmembrado, passando os Postos Vila Mariana, Jabaquara, Campo Belo e Aeroporto, além do PBI da Assembleia Legislativa para o 1º Grupamento de Bombeiros (1º GB) e os postos de Santo Amaro e Vila Olímpia para o atual 4º GB, herdando do 2º GBS, os postos do Butantã, Lapa, Pinheiros, Guarapiranga e Capão Redondo, e o PBI Palácio dos Bandeirantes e desmembrado o Posto do Guarapiranga em dois, sendo um para os serviços de Bombeiros e outro especializado em Salvamento Aquático, cumprindo enfim o previsto na Lei nº 7.153/1962, a qual criou o Serviço de Socorro e Salvamento de Náufragos da Represa do Guarapiranga.

E também por força do Decreto nº 46.515, de 28 de janeiro de 2002 (Bol G PM Nº 022, de 31 de janeiro de 2002), a designação de 18º GB foi transferida para Barueri, criando uma nova Unidade Operacional naquela região.

O Posto de Salvamento Aquático – Guarapiranga - 1962

Até 2002 o antigo Serviço de Socorro e Salvamento de Náufragos da Represa do Guarapiranga, criado por força da Lei nº 7.153, de 15 de outubro de 1962, porém até os idos de 1970 este serviço atuava de forma precária com uma guarnição do 2º GBS com viatura e embarcação, que permaneciam de prontidão durante o dia próximo à represa do Guarapiranga, e como medida saneadora, no início dos anos 1970, foi alugado um imóvel na Av. Atlântica, 3697, onde passou a operar um Destacamento do 2º GBS, com duas guarnições de Salvamento Aquático e uma viatura de Salvamento, lembrando que esta sede era do lado oposto da Av. Atlântica, que beirava a Represa. Em 1984, com a inauguração do Posto de Bombeiros do Guarapiranga, às margens da Represa, então pertencente ao 4º GI, foi incorporado o Destacamento do 2º GBS, e até 2002, este Posto, executava os serviços de Bombeiros e proteção a banhistas e salvamento aquático, quando passou a ser do atual 4º GB e voltou a ser dedicado a proteção de banhistas e salvamento aquático nas Represas de Guarapiranga e Billings, voltando a ter efetivo exclusivo para essas missões. Hoje referência no Corpo de Bombeiros.

Devido a especialização de seu efetivo, desenvovleu o Curso de Salvamento Aquático, voltado a especialmente a águas interiores e abrigadas, tornando-se referência ao Corpo de Bombeiros.

O Posto de Bombeiros do Teôtonio Vilela -

“Sd PM JOÂO ALBERTO DA COSTA” - 2006

Novamente com a politica de expansão dos Serviços de Atendimento à emergências do Corpo de Bombeiros, inicia-se em Julho de 2004 a construção deste Posto, em um terreno situado na Avenida Teôtonio Vilela, 7.900, Parrelheiros, sendo inaugurado em 11 de setembro de 2006, com a denominação em homenagem ao “Sd PM João Alberto da Costa”, morto em serviço nos ataques de Maio de 2006, de acordo com o Decreto nº 51.040, de 10 de agosto de 2006, sendo este o Posto mais moderno inaugurado na atual configuração do 4º Grupamento de Bombeiros.

O 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS - MISSÕES

O Comando do 4º GB é o responsável pelo planejamento, coordenação, administração, supervisão e execução das atividades de Bombeiros relacionadas às emergências de incêndio, salvamento, resgate de acidentados e preservação do meio ambiente em mais da metade da área do município de São Paulo (zonas oeste e sul). Uma das características da área é a existência da Represa Guarapiranga, que recebe milhares de pessoas em busca do lazer nos finais de semana.

A diversidade também ocorre nas ocupações: ora atende ocorrências nos mais modernos shoppings centers, grandes edifícios empresariais, ora atende nas mais perigosas e extensas comunidades, com habitações precárias. Por vezes atendem-se até mesmo grupos indígenas, desde a Colônia Paulista até à divisa do município de Itanhaém.

O 4º GB é uma unidade que vivenciou acontecimentos históricos, como a criação do Projeto Resgate. Com sua origem baseada no serviço de salvamento, o 4ºGB, consequentemente, teve participação na modemização do Corpo de Bombeiros, consagrando-se como uma Unidade geradora de métodos de atendimento emergencial e tecnologia em equipamentos e viaturas.

O 4º GB adotou como data de sua fundação o dia 20 de agosto de 1954, data de inauguração do PB Santo Amaro, herdado do 4º GI, conforme publicação em Boletim Geral nº 148/1988, o primeiro posto de bombeiros da Zona Sul da Cidade de São Paulo.

O PRIMEIRO SUB GRUPAMENTO, COMPOSTO PELOS PB:

•       Posto de Bombeiros da Lapa, inaugurado em 1957 na Rua Guiacurus, e instalado no prédio atual em 21 de abril de 1960; na Rua Martim Tenório,130 — Lapa — Cep: 05074-050, sede do 1º SGB.

•       Posto de Bombeiros de Pinheiros, inaugurado em 1959 e instalado no prédio atual em 08 de dezembro de 1977; Rua do Sumidouro, 520 — Pinheiros/SP — Cep: 05428-010.

•       Posto de Bombeiros do Butantã, inaugurado em 26 de junho de 1991; Rua Azem Abdalla Azem, 800 – Jardim Peri-Peri / Butantã — Cep: 05593-090, sede da Unidade.

•       Posto de Bombeiros Interno do Palácio dos Bandeirantes, instalado em 1970 e no prédio atual desde 01 de janeiro de 1992, na Avenida Morumbi, 4500 — Morumbi/SP — Cep: 05650-000.

•       Posto de Bombeiros da Vila Olímpia, inaugurado em 08 de dezembro de 2000; na Rua Helion Povoa, 120 — Vila Olímpia/SP — Cep: 04546-080.

O SEGUNDO SUB GRUPAMENTO, COMPOSTO PELOS PB:

•       Posto de Bombeiros de Santo Amaro, inaugurado em 20 de agosto de 1954, na Avenida Adolfo Pinheiro, 707, e instalado no prédio atual desde 02 de julho de 1971; Rua Henry Dunant, 116 - Santo Amaro/SP — Cep: 04709-110, sede do 2º SGB.

•       Posto de Salvamento Aquático, criado em 15 de outubro de 1962, e instalado no início dos anos 1970, na Avenida Atlântica, 3697, incorporado ao Posto de Bombeiros do Guarapiranga, em 08 de fevereiro de 1984, e oficialmente instituído em 01 de março de 2002; Avenida Atlântica, 3686 — Guarapiranga/SP — Cep: 04772-001

•       Posto de Bombeiros do Guarapiranga, inaugurado em 08 de fevereiro de 1984; na Avenida Atlântica, 3686 — Interlagos/SP — Cep: 04772-001.

•       Posto de Bombeiros do Capão Redondo, inaugurado em 07 de maio de 2001, na Rua Castanha do Pará, 49, Capão Redondo/SP, Cep: 05868-730.

•       Posto de Bombeiros de Teotônio Vilela – “Sd PM João Alberto da Costa”, inaugurado em 11 de agosto de 2006, na Avenida Teotônio Vilela, 7900 — Parelheiros/SP — Cep: 04864-002

                     "Ontem Hoje e Sempre"


Comentários