"๐๐ ๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐ - ร๐๐๐๐๐ / ๐๐"
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1. ๐๐๐๐๐รร๐ ๐ ๐๐๐๐ร๐
Corpo de Bombeiros da Polรญcia Militar do Estado de Sรฃo Paulo, de outros Estados do Brasil e paises do mundo inteiro, vem ano a ano, desenvolvendo e aperfeiรงoando tรฉcnicas que possam minimizar o tempo de atendimento das ocorrรชncias, bem como solucionar os problemas de penetraรงรฃo em locais ou localidades cuja natureza ou fatores resultante do prรณprio sinistro, impedem ou retardam uma pronta aรงรฃo do homem com seus equipamentos. Nesse aspecto a preocupaรงรฃo objetiva-se para os seguintes casos mais importantes:
๐. ๐๐ร๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐
A algumas dรฉcadas mais ou menos iniciou-se nas grandes cidades a construรงรฃo de edifรญcios com altura bem superior a quarenta e cinco metros. Exatamente nesse tipo de edificaรงรฃo, Sรฃo Paulo viveu seus maiores sinistros com um saldo grande de vรญtimas fatais, fato que alertou o mundo inteiro obrigando a desenvolver novas tรฉcnicas de salvamento e combate para esse caso. A preocupaรงรฃo volta-se para esse tipo de edificaรงรฃo devido a aรงรฃo do homem pelos meios convencionais ou seja por via terrestre, limitar-se teรณricamente a altura mรกxima de quarenta e cinco metros, mas que na realidade raramente ultrapassa dos trinta e cinco metros, devido o รขngulo de aplicaรงรฃo dos equipamentos que na maioria das vezes deparam com obstรกculos impossibilitando sua aproximaรงรฃo ideal do local.
Apรณs essa altura, a atuaรงรฃo dos bombeiros por terra resume-se em combater o fogo pela retaguarda e, salvar vidas ou bens que pela sorte escaparam da devassa do fogo, deixando sua frente livre para queimar sem nenhuma barreira atรฉ o topo do edifรญcio, contrariando assim as sistemรกticas de combate a incรชndio que prevรช inicialmente um isolamento simultรขneo com o confinamento e extinรงรฃo na frente de propagaรงรฃo do fogo.
Nos incรชndios em prรฉdios elevados ficou evidenciado a necessidade do emprego de helicรณpteros, embora seus pilotos na ocasiรฃo nรฃo estivessem preparados e suas aeronaves adequadas para a execuรงรฃo de tais missรตes, foram de aรงรฃo preponderante para que o nรบmero de vรญtimas fatais nรฃo fossem superiores aos registrados. Como prova do desenvolvimento de novas tรฉcnicas de salvamento e combate a incรชndios em prรฉdios elevados, anexanos uma reportagem do jornal CITY NEWS com o tรญtulo "O CARRO DE BOMBEIRO ALADO" onde a empresa aeroespacial norte-americana Mc Donnel-Douglas apresenta o projeto de uma plataforma suspensa por um helicรณptero, capas de retirar de um prรฉdio sinistrado dezesseis pessoas de cada vez.
Tambรฉm ficamos conhecendo a utilizaรงรฃo de tanques, com capacidade de atรฉ cinco metros cรบbicos que sรฃo transportados para o topo atravรฉs de cabos de aรงo para lanรงarem a รกgua sobre o fogo sem expor a aeronave aos produtos de combustรฃo das correntes de que afetam a sua estabilidade. Da mesma forma, materiais de primeiros socorros e equipamentos diversos podem ser transportados para o edifรญcio. A descida de bombeiros e equipamentos tambรฉm pode ser atravรฉs do Freio de Seguranรงa com a utilizaรงรฃo de corda-espia permitindo ao helicรณptero ficar aos cem metros de altura.
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Tipo de sinistro que anualmente devastam reservas florestais e plantaรงรตes dando enorme prejuizo aos governos e a particulares, embora empreguem grandes efetivos para o combate. A dificuldade da extinรงรฃo do fogo em mata prende-se ao dificil acesso do homem e a chegada de equipamentos que as vezes รฉ impossรญvel, facilitando a destruiรงรฃo da flora e fauna da regiรฃo e sujeitando-a a um possรญvel desiquilรญbrio ecolรณgico.
Para a extinรงรฃo de fogo em mata o emprego de helicรณpteros seria indispensรกvel, para o levantamento da รกrea atingida, direรงรฃo de propagaรงรฃo, desembarque de equipes de trabalhos em pontos estratรฉgicos possibilitando seu rรกpido confinamento, orientaรงรฃo de direรงรฃo de trabalho das equipes, ou retirada das mesmas caso fiquem sitiadas pelo fogo, transporte de equipamentos para as frentes de trabalho e atรฉ a extinรงรฃo. Para a extinรงรฃo dependendo da capacidade de carga do helicรณptero sรฃo utilizados tanques de relativa capacidade o qual laรงam รกgua sobre o fogo, tal processo jรก รฉ utilizado em larga escala em diversos paรญses.
๐. ๐๐๐๐๐๐: ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐
As ocorrรชncias de buscas e salvamento muitas vezes ocorre em locais distantes, de dificil ou sem acesso, de grande รกrea a ser pesquisada e quando as vรญtimas sรฃo resgatadas necessitam de um transporte rรกpido para sobreviverem o que, normalmente nรฃo acontece pelas vias terrestres ou aquรกticas. Como exemplo da ocorrรชncia tรญpica, lembramos a queda recente de um รดnibus num abismo da Serra do Mar, onde o maior nรบmero de vรญtimas falecidas no local ou a caminho dos hospitais, deu-se pela demora da aplicaรงรฃo dos primeiros socorros por ter um local ingreme e um transporte demorado motivado pelo congestionamento nas estradas, prรณprios de tais acontecimentos, para hospitais situados a dezenas de quilรดmetros. Semelhante dificuldade existe quando acontece acidentes ferroviรกrios em meio de florestas ou plantaรงรตes.
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Embora tambรฉm algumas ocorrรชncias jรก mencionadas faรงam parte de assuntos de defesa civil, como fogo em mata com grandes proporรงรตes, neste capรญtulo vamos considerar apenas os acontecimentos resultantes de grandes precipitaรงรตes de chuvas, causadoras de inundaรงรตes que bloqueiam estradas, arrastam pontes e deixam pessoas ilhadas, sem alimentos e socorros mรฉdicos. Para este tipo de situaรงรฃo, nenhum outro meio seria melhor do que o emprego do helicรณptero, a fim de executar o resgate das pessoas, facilitar um rรกpido levantamento e orientaรงรฃo dos trabalhos da รกrea atingida.
Todos os itens enfocados estรฃo dentro de nossa rotina de trabalho e, seria assustador se no momento conseguรญssenos fazer uma estatรญstica de patrimรดnios como reservas florestais devastadas pelo fogo e mais ainda impresionante a de pessoas mortas por falta de um serviรงo de bombeiros apoiados por helicรณpteros. No Estado de Sรฃo Paulo ainda nรฃo podemos recorrer a estatรญsticas para o emprego de tais aparelhos porque nรฃo o temos e ela nรฃo รฉ direcionada para tal, mas se olharmos para as estatรญsticas de paises que a anos possuem tal serviรงo como o da reportagem em anexo de tรญtulo "AMBULรNCIAS QUE VEM DO CแบพU" sentiremos a necessidade de sua criaรงรฃo a curto prazo.
2. ๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐
O tipo de aparelho ideal para nossas missรตes seria em princรญpio aqueles que possuissem boa capacidade de carga e boa autonomia de vรดo, a fim de transportarem fรกcilmente nossos equipamentos e um nรบmero ideal de pessoas. Seria o PUMA da Aerospatiale, fabricado na Franรงa ou o BELL 212, fabricado nos Estados Unidos. No entanto, tais aparelhos alรฉm de possuirem um custo elevado tanto de compra como de manutenรงรฃo devido a importaรงรฃo, teria ainda o problema de exigir um grande estoque de peรงas, imobilizando um grande capital e teria uma assistรชncia tรฉcnica demorada prรณpria de equipamentos importados.
Tais problemas nรฃo aconteceria com a aquisiรงรฃo do helicรณptero "ESQUILO" da HELIBRAS, de fabricaรงรฃo nacional, que รฉ uma versรฃo brasileira do modelo francรชs AS-350 ECUREULL da Aerospatiale. Tal aparelho alรฉm de nรฃo necessitar processo de importaรงรฃo por ser de fabricaรงรฃo nacional, possui uma assistรชncia tรฉcnica e reposiรงรฃo de peรงas imediata.
O aparelho "ESQUILO" HB-350 alรฉm das vantagens apontadas possue um baixo custo operacional e atende cerca de 90% de nossas necessidades, facilita o adestramento inicial do pessoal por ser uma aeronave mรฉdia e incentiva o desenvolvimento da indรบstria nacional.
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๐๐๐๐รร๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐
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Para a implantaรงรฃo do sistema o nรบmero ideal de pilotos seria de 08 (oito) por aeronave, a fim de operar vinte e quatro horas por dia, constando piloto, co-piloto e afastamentos.
๐. ๐๐๐๐๐๐ ๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐
As atribuiรงรตes do cargo serรฃo desenvolvidas no horรกrio normal de quarenta e quatro horas semanais ou conforme regulamento a ser elaborado.
๐. ๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐ ๐๐๐๐๐๐ ๐ ๐๐๐๐รงรฃ๐ ๐๐๐๐รก๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐
Seria os inerentes ao posto que ocupa e os aspectos tรฉcnicos de seguranรงa previsto nos regulamentos da FAB e Marinha do Brasil sobre operaรงรตes de helicรณpteros.
๐. ๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐
Opinamos que tal serviรงo seje subordinado diretamente ao Chefe EM/CB e, a criaรงรฃo de uma Uop para desenvolver tais missรตes com autonomia igual as do GI ou GBS.
๐. ๐๐๐๐๐๐รงรฃ๐ ๐๐ ๐๐
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Tal indicaรงรฃo serรก de escolha do Cmdo do CB, observando as exigรชncias estabelecidas por lei.
5. ๐๐๐๐๐๐๐ร๐
Face ao trabalho exposto, ao que foi dado observar durante a execuรงรฃo dos mesmos, atรฉ o presente momento, concluimos o seguinte:
๐. O emprego de helicรณpteros nas missรตes de bombeiros รฉ imprescindivel para decrescer o tempo de atendimento das ocorrรชncias, favorecendo a preservaรงรฃo de vidas e bens.
๐. O aparelho mais adquado para a implantaรงรฃo do serviรงo de apoio aรฉreo รฉ o HB-350 "ESQUILO" da Helibras, fabricaรงรฃo brasileira, versรฃo brasileira do modelo francรชs ECUREULL AS 350B da Aerospatiale.
๐. A necessidade da formaรงรฃo de uma comissรฃo permanente em nivel de Estado Maior, com autonomia para contactar com as diversas organizaรงรตes que jรก possuem helicรณpteros para tais missรตes, a fim a curto prazo, elaborar e propor:
- Decreto de criaรงรฃo
- Regimento interno
- Indicaรงรฃo dos locais e provรกveis bases ou helipontos
- Documentaรงรฃo necessรกria para a aquisiรงรฃo dos aparelhos.
- Escola para habilitaรงรฃo dos pilotos e pessoal de manutenรงรฃo.
๐. ๐๐๐๐๐๐รฃ๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐:
- Ten Cel PM HELIO BARBOSA CALDAS
- Major PM OSVALDO PELEGRINA MARTINS
- Major PM TANEO CAMPOS
๐. ๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐รต๐๐:
๐๐๐๐๐๐รงรฃ๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐
- Cap PM JOSร SEVERINO SOBRINHO
- 1° Ten PM WANDERLEI DE MELLO
๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐๐
- Cap PM LUIZ CAVINATO NETO
- 1° Ten PM RAUGESTON BENEDITO BIZARRIA DIAS
๐๐๐๐๐๐รก๐๐๐
- Cap PM JOSE AGUILAR
- 1° Ten PM HENRIQUE ANDRADE MARSIGLIA
๐๐๐๐๐๐๐รงรต๐๐ ๐ ๐๐๐๐๐๐๐รงรฃ๐
- 1° Ten PM WAGNER FERRARI
- 1° Ten PM LOURIVAL KROL
Quartel em Sรฃo Paulo, 30 de julho de 1982
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Major PM Chefe do Grupo de Trabalho
Este trabalho foi finalizado e entregue ao Comando do Corpo de Bombeiros. Nรฃo se sabe dizer qual foi o desfecho dado ao estudo apresentado, atรฉ que veio a criaรงรฃo do GRPAe no ano de 1984.
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A Polรญcia Militar do Estado de Sรฃo Paulo iniciou o emprego de aeronaves atravรฉs do GRPAe, a partir de 15 de agosto de 1984 e o Projeto Resgate teve inรญcio em Sรฃo Paulo no ano de 1989.
O รguia atua em operaรงรตes policiais, resgates aeromรฉdicos, salvamentos e transportes de รณrgรฃos e pacientes, alรฉm de prestar apoio operacional para รณrgรฃos como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policiamento de Trรขnsito, Rodoviรกrio, Choque e Polรญcia Ambiental.
Sรฃo aรงรตes no qual o resgate luta contra o tempo. Alรฉm de emergรชncias do dia a dia das cidades, as aeronaves auxiliam em desastres nacionais como as enchentes do Rio Grande do Sul, e o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019.
ร๐๐๐๐ ๐๐๐ ๐๐๐๐๐ ๐๐๐๐๐
Alรฉm das ocorrรชncias policiais, um dos principais empregos dos helicรณpteros รguia รฉ no resgate aeromรฉdico.
“Do ponto de vista do equipamento, todas as aeronaves que saem para resgate aeromรฉdico tรชm ventilador mecรขnico, monitor, desfibrilador, aspirador e material para fazer pequenas cirurgias. Tudo que precisa para deixar a pessoa viva. Os mรฉdicos e enfermeiros devem ser capazes de atuar com paciente crรญtico e com risco iminente de morte”.
Em 2023, o Governo de SP adquiriu o helicรณptero H135. O modelo biturbina รฉ utilizado pelos principais operadores aeromรฉdicos do mundo. A aeronave รฉ usada exclusivamente para resgates e possui capacidade para transportar atรฉ sete pessoas. Ela vem equipada com guincho elรฉtrico e pode, eventualmente, transportar uma segunda maca.
“Tecnologicamente, รฉ imbatรญvel. Na missรฃo no Rio Grande do Sul, pela primeira vez fizemos transportes com dois pacientes ao mesmo tempo: um deles com uma senhora entubada com pneumonia e um paciente extubado. E um segundo com duas crianรงas, uma de trรชs e outra de dez anos. ร uma aeronave fantรกstica”.
“ร indiscutรญvel o benefรญcio do transporte e resgate aeromรฉdico pela questรฃo do tempo. Com certeza muitas vรญtimas sรฃo salvas”.
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